A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso

José Uibson Pereira Moraes

Resumo


O ensino das ciências naturais, e em especial da Física, vem sofrendo duras críticas nos últimos anos e é visto por muitos como ultrapassado e ineficiente. Em busca de mudar esta realidade, várias pesquisas vêm sendo realizadas por diversos grupos de pesquisa em várias partes do Brasil e do mundo. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado com alunos do ensino médio de duas escolas da Aracaju, uma pública e outra particular. O objetivo foi verificar a realidade do ensino de física nessas duas escolas, sob o ponto de vista dos alunos. Em seguida foi feita uma análise comparativa entre essas duas realidades, observando neste momento fatos comuns e as diferenças entre o ensino nessas escolas. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos, com perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados foram surpreendentes e servirão de base para uma proposta metodológica que auxilie, de forma significativa, o ensino de física.

Palavras-chave


ensino de física, visão dos alunos, experimentação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.