Avaliações Dosimétricas Utilizando Imagens de Varredura Pré-Dose de Pacientes Submetidos ao Tratamento de Radioiodoterapia

F. de J. Lopes Filho, F. R. A. Lima, J. W. Vieira

Resumo


A radioiodoterapia é uma técnica de tratamento de câncer tireoideano. Nesta técnica, os pacientes tireoidectomizados são submetidos à incorporação da substância radioativa iodeto de sódio (Na131I), que reage fisiologicamente com metástase, restos de tecido tireoideano e outros órgãos e tecidos do corpo humano. As localizações destas reações são conhecidas como áreas de maior concentração, áreas hipercaptantes, áreas hiperconcentrantes, “áreas-quentes” ou órgãosfontes e são visualizadas através de imagens de medicina nuclear conhecidas como varredura pré-dose (anterior e posterior). Para obter essas imagens, o paciente recebe, via oral, uma quantidade de 131I com baixa atividade (± 74 MBq) e é posicionado na câmara de cintilação. De acordo com as presenças de áreas-quentes mostradas nas imagens, o médico nuclear determina a atividade a ser administrada no tratamento. Esta análise é puramente qualitativa. Neste estudo, as imagens de varredura pré-dose foram ajustadas às dimensões do fantoma de voxel FAX, e as áreas-quentes correspondem às fontes internas do modelo proposto. Para estimativa dos coeficientes de conversões entre dose equivalente e atividade acumulada nos principais órgãos radiossensíveis, o FAX e a fonte foram acoplados ao código de transporte de radiação EGS4 (Electron Gamma Shower, versão 4). Os resultados obtidos com este modelo computacional foram comparados com os similares publicados. É possível estimar as doses equivalentes nos órgãos e tecidos radiossensíveis dos pacientes usando os coeficientes aqui desenvolvidos.

Palavras-chave


Dosimetria, Medicina Nuclear, Fantomas Voxel, Monte Carlo, Radioiodoterapia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.