Obtenção dos Parâmetros Cinéticos dos Picos Termoluminescentes em 190ºC e 255ºC do Quartzo Extraído de Material de Construção
Resumo
O uso da termoluminescência (TL) é bastante útil para aplicação em dosimetria retrospectiva, isto é, para a determinação da dose de radiação a que foi exposto determinado material, e, por conseqüência, os seres vivos deste lugar. Para isto, a determinação do tempo de vida pode ajudar a esclarecer qual intensidade TL é devida à dose da radiação ambiente e qual é proveniente de um acidente com radiação. Picos de TL que ocorrem no intervalo de temperatura de 150ºC – 250ºC, correspondendo ao nível intermediário, são comumente utilizados para dosimetria retrospectiva por apresentar um tempo de vida relativamente curto comparado ao sinal geológico termoluminescente. Sendo assim, neste trabalho, foram obtidos a ordem de cinética (b), a energia de ativação (ET) e o fator de freqüência (s) dos picos em 190ºC e 255ºC de amostras de quartzo extraídos de materiais de construção. Ambos foram avaliados utilizando diversos métodos, e com eles foi possível estimar o tempo de vida de cada um, estando na ordem de dias para aquele, em torno de 190ºC e em centenas de anos para o de 255ºC, caso a amostra esteja submetida a uma temperatura ambiente de 15ºC. Isso indica que este último poderá ser utilizado em dosimetria retrospectiva de quartzo não queimado.
Palavras-chave
termoluminescência, quartzo, parâmetros cinéticos, dosimetria retrospectiva
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.