Avaliação de Parâmetros Instrumentais para Garantia de Dados Analíticos do Laboratório de Dosimetria Química do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN)

Autores

  • V. L. B. Souza Centro Regional de Ciências Nucleares
  • M. D. C. Figueirêdo Centro Regional de Ciências Nucleares
  • M. S. Cunha Centro Regional de Ciências Nucleares

Palavras-chave:

controle de qualidade, calibração de espectrofotômetro, dosimetria química.

Resumo

Parâmetros instrumentais avaliam a aceitabilidade dos dados analíticos obtidos por um instrumento. O desempenho do espectrofotômetro UV-VIS é avaliado para os comprimentos de onda e as escalas de absorbância com materiais apropriados (soluções de diferentes concentrações de K2CrO4, por exemplo). O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos pelos procedimentos de controle da qualidade do laboratório de Dosimetria Química (Dosimetria Fricke) nos últimos quatro anos. As leituras foram realizadas no espectrofotômetro e gráficos de controle foram elaborados, levando em consideração os resultados das medidas realizadas com soluções de K2CrO4 e de Fe3+. As variações nos valores obtidos para a estabilidade do espectrofotômetro, bem como para o controle de sua calibração não ultrapassaram 2%.  

Downloads

Como Citar

Souza, V. L. B., Figueirêdo, M. D. C., & Cunha, M. S. (2011). Avaliação de Parâmetros Instrumentais para Garantia de Dados Analíticos do Laboratório de Dosimetria Química do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN). Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/732

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)