Avaliação de Parâmetros Instrumentais para Garantia de Dados Analíticos do Laboratório de Dosimetria Química do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN)

V. L. B. Souza, M. D. C. Figueirêdo, M. S. Cunha

Resumo


Parâmetros instrumentais avaliam a aceitabilidade dos dados analíticos obtidos por um instrumento. O desempenho do espectrofotômetro UV-VIS é avaliado para os comprimentos de onda e as escalas de absorbância com materiais apropriados (soluções de diferentes concentrações de K2CrO4, por exemplo). O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos pelos procedimentos de controle da qualidade do laboratório de Dosimetria Química (Dosimetria Fricke) nos últimos quatro anos. As leituras foram realizadas no espectrofotômetro e gráficos de controle foram elaborados, levando em consideração os resultados das medidas realizadas com soluções de K2CrO4 e de Fe3+. As variações nos valores obtidos para a estabilidade do espectrofotômetro, bem como para o controle de sua calibração não ultrapassaram 2%.  

Palavras-chave


controle de qualidade, calibração de espectrofotômetro, dosimetria química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.