Atividade inseticida e fungicida do óleo essencial de Cymbopogon citratus (Poaceae) em colônias de Atta sexdens
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.031101Palavras-chave:
bioinseticida, plantações florestais, criação massalResumo
As formigas cortadeiras são um dos herbívoros mais destrutivos e importantes economicamente nas produções florestais e agrícolas devido a sua abundância e ampla distribuição. Os formicidas sintéticos ainda é o método mais utilizado para controlar essa praga em virtude da sua alta eficiência, porém os óleos essenciais representam uma alternativa por serem biodegradáveis, seletivos e apresentarem efeitos tóxicos a uma ampla diversidade de organismos, incluindo as formigas cortadeiras. Combinar a ação inseticida com uma possível ação fungicida de um produto constitui uma ótima estratégia contra esses insetos-praga, uma vez que ambos os agentes mutualistas (ambos os organismos são beneficiados) são afetados, garantindo assim um colapso mais rápido da colônia. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial inseticida e fungicida do óleo essencial de Cymbopogon citratus aplicado em colônias de Atta sexdens mantidas em condições de laboratório. Um sistema de nebulização com três concentrações (15, 30 e 60%) e um controle foi utilizado para avaliar o efeito do óleo essencial de C. citratus sobre colônias de A. sexdens. O óleo essencial de C. citratus apresentou atividade inseticida para o controle de formigas cortadeiras e fungicida para o controle do fungo simbionte. Colônias expostas a este óleo apresentaram perdas significativas no peso da massa fúngica das colônias e mortalidade das rainhas e operárias, evidenciando ser promissor para o desenvolvimento de novos inseticidas para o manejo dessa espécie-praga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heloisa Safira Santos Pinheiro, Vancleber Batista dos Santos, Edson José Santana dos Santos, Gabriela da Silva Rolim, Ítala Tainy Barreto Francisco dos Santos, Lucas Kauan Nascimento de Santana, Maria de Fátima Souza dos Santos de Oliveira, Júlio César Melo Poderoso, Paulo César de Lima Nogueira, Leandro Bacci, Genésio Tâmara Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.