Caracterização química da matéria orgânica do solo em diferentes sistemas de manejo no ecótono Cerrado-Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.010201Palavras-chave:
substancessustentabilidade, qualidade edáfica, substâncias húmicasResumo
Os diferentes usos e ocupações do solo impactam diretamente nos atributos edáficos, que podem ser identificados pelos indicadores de qualidade do solo, sendo a matéria orgânica um excelente indicador de qualidade edáfica. O objetivo do trabalho foi caracterizar quimicamente a matéria orgânica do solo (MOS) em diferentes sistemas de manejo no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil. Amostras de solo foram coletadas em cinco áreas com diferentes práticas de manejo, além de uma área de floresta nativa de Cerrado (NF), e as áreas manejadas foram: solo exposto (ES), sistema de preparo convencional (SPC), plantio direto (SPD), pastagem permanente (PP) e cana-de-açúcar (SC). Além da determinação da densidade do solo (Ds), foram quantificados os teores e estoques de carbono orgânico total (COT), bem como os teores e estoques de carbono (C) das frações humificadas: ácido húmico (AH), ácido fúlvico (AF) e humina (HUM), com posterior cálculo de HA/FA e extrato alcalino/humina (AE/HUM) e índice de estratificação TOC (SI). Não houve mudanças significativas para Ds após seis anos de implantação dos sistemas de gestão. Os níveis e estoques de COT foram maiores nas áreas de PP e SPD. A fração HUM foi predominante, com maiores teores e estoques de todas as frações para as áreas de PP e SPD, demonstrando a maior intensidade do processo de humificação nesses sistemas de manejo, com maior estabilidade do C no solo após seis anos de experimento (...).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Beatriz da Silva Souza, Paulo Guilherme da Silva Farias, Jean Sérgio Rosset, Jefferson Matheus Barros Ozório, Elói Panachuki, Jolimar Antonio Schiavo, Paulo Rikardo Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.