Avaliação de 99Mo em amostra de 99mTc em clínica de medicina nuclear de Sergipe
Palavras-chave:
Medicina nuclear, impureza radionuclídea, controle da qualidade.Resumo
A medicina nuclear realiza vários procedimentos para fins diagnósticos que utilizam radionuclídeos específicos nos estudos de fisiologia dos sistemas orgânicos, sendo o 99mTc o mais empregado. Esse radionuclídeo é obtido através da eluição de geradores de 99Mo. A avaliação de impurezas radionuclídicas no radiofármaco utilizado para os exames é essencial, pois as impurezas podem influenciar na imagem diagnóstica. A presença de 99Mo nos radiofármacos derivados de 99mTc é considerada como impureza radionuclídica, porque resulta em dose extra de irradiação no paciente, sem beneficio clínico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de 99Mo nas eluições do gerador de 99Mo/99mTc em uma clinica de medicina nuclear de Sergipe.Downloads
Como Citar
Ferreira, F. C. L., Cardoso, L. X., Costa, M. J. C., Cunha, C. J., & Souza, D. N. (2011). Avaliação de 99Mo em amostra de 99mTc em clínica de medicina nuclear de Sergipe. Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/726
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.