Estratégias para transformação de variáveis na modelagem de povoamentos e florestas naturais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.077302Palavras-chave:
alometria, relação altura-diâmetro, volumetriaResumo
A regressão linear tem sido amplamente utilizada em diversas áreas de conhecimento devido sua praticidade. Na ciência florestal, essa ferramenta é fundamental para modelagem de variáveis e relações dendrométricas. No entanto, para a adequada aplicação, algumas premissas devem ser atendidas, dentre as quais destacam-se a normalidade dos resíduos e a homogeneidade das variâncias, as quais são frequentemente violadas. Nessa perspectiva, as estratégias de transformação de variáveis são alternativas promissoras para corretas inferências estatísticas. Diante disso, objetivou-se avaliar diferentes estratégias de transformação em modelos de regressão linear para predição da altura e do volume por árvore em povoamentos e florestas naturais. Para a modelagem da relação altura-diâmetro, foram empregados dados de Pinus oocarpa em idades de 5 e 19 anos. Para a modelagem do volume, foram utilizadas bases de dados de florestas naturais da Amazônia e da Mata Atlântica, além dos povoamentos de P. oocarpa. Foram testadas distintas estratégias de transformação de variáveis: Log, recíproca, Box-Cox, Manly, Bickel-Doksum, Yeo-Johnson, Glog, Dual power, G power, Log shift, raiz quadrada deslocada e raiz quadrada. As modelagens com variáveis transformadas que corrigiram simultaneamente as premissas de normalidade dos resíduos e homocedasticidade foram avaliadas estatisticamente para a seleção das estratégias mais adequadas. Assim, orienta-se a transformação em situações na qual pelo menos um dos pressupostos é violado. Nessas ocasiões, em estudos da relação altura-diâmetro, recomenda-se as estratégias de Manly e Box-Cox, ao passo que, em modelagens volumétricas, indicam-se a aplicação do logaritmo e de Box-Cox.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jobert Silva da Rocha , Allan Libanio Pelissari, Luan Demarco Fiorentin, Luciano Rodrigo Lanssanova , Vinicius Costa Cysneiros , Carla Krulikowski Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.