Sinergismo antimicrobiano e atividades antibiofilme dos óleos essenciais de Mentha piperita L. e Eucalyptus globulus contra cocos Gram-positivos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.086201Palavras-chave:
biofilme bacteriano, Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalisResumo
O desenvolvimento de novos compostos com atividade antimicrobiana e antibiofilme é uma prioridade urgente na saúde única. As infecções por cocos Gram-positivos (CGP) merecem atenção devido à sua capacidade de causar infecções graves e potencialmente fatais. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana e antibiofilme de óleos essenciais (OE) de Mentha piperita L. e Eucalyptus globulus e suas associações frente Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis. O potencial antimicrobiano foi avaliado pelo método de difusão em disco e a Concentração Inibitória Mínima (CIM) determinada por microdiluição em caldo. Os ensaios de associação entre os OE foram realizados pelo método checkerboard que determina a concentração fracionada mínima (FIC) e classifica a associação como sinérgicas, aditivas ou antagônicas. A atividade antibiofilme do OE isolado e em associação foi avaliada pelo cristal violeta. O teste de difusão em disco confirmou a capacidade dos OE em inibir as bactérias em sua forma planctônica. As CIM de E. globulus contra S. aureus e E. faecalis foram 1,25% e 0,15%, respectivamente, e para M. piperita L. foi 0,15% para ambos CGP, com efeito bactericida. A combinação dos OE mostrou atividade sinérgica para S. aureus (FIC = 0,375) e aditiva para E. faecalis (FIC = 0,750). Ambos CGP são formadores de biofilme moderadamente aderente. Após adição dos OE e sua combinação, o biofilme foi reclassificado como pouco aderente. Estes resultados indicam que tanto o OE de E. globulus e M. piperita L. isolados quanto em associação são capazes de inibir a adesão celular inicial dos CGP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nicolly Soares Ferreira, Rhayane Campanin Rosa, Eline Noemi Ramos Fontes, Kamila Areas Bastos, Juliana Alves Resende, Mariana Drummond Costa Ignacchiti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.