Utilização da espectroscopia do infravermelho próximo (NIRS) como ferramenta na discriminação de espécies do gênero Dimorphandra Schott (Leguminosae: Caesalpinioideae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.031201Palavras-chave:
espectros, delimitação de espécies, LeguminosaeResumo
O trabalho tem como objetivo utilizar a espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) como ferramenta na discriminação de espécies do gênero Dimorphandra Schott (Leguminosae, Caesalpinioideae). Coletou-se espectros de 315 indivíduos (seis leituras por indivíduo) distribuídos em 20 espécies de Dimorphandra, utilizando o espectrofotômetro Thermo Nicollet, sistema FT-NIR Antaris II Method Development System (MDS) do Herbário INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde os valores de absorbância compreende os números de onda de 4.000 a 10.000cm-1, faixa correspondente ao infravermelho próximo, sendo regulados com 16 scans e resolução de 8cm-1. Foram realizadas Análises de Componentes Principais (PCAs), para visualização da distribuição espectral. Foram geradas funções discriminantes com o intuito de avaliar o potencial dos dados em distinguir corretamente as espécies, onde para validar os modelos gerados empregou-se a técnica de validação cruzada 70-30, onde seleção foi aleatorizada 1; 10; 50 e 100 vezes. Os resultados obtidos demonstram excelentes resultados utilizando a PCAs e com valores de predição de 95-92%, utilizando o teste de validação 70-30 nas análises lineares discriminantes (LDA), verificando taxas altas de predição na discriminação de espécies do gênero Dimorphandra. Dessa forma infere-se que a espectroscopia no infravermelho próximo (NIRs) contribui na discriminação das espécies do gênero, colaborando na elucidação de problemáticas taxonômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Sousa da Silva, Michael John Gilbert Hopkins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.