Fontes de fertilizantes nas características fitotécnicas, estresse oxidativo e produção de timol em Thymus vulgaris L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040202Palavras-chave:
crescimento, óleos essenciais, capacidade antioxidanteResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes fontes de fertilizantes nas características fitotécnicas, estresse oxidativo e produção de timol de Thymus vulgaris. O experimento foi realizado em vasos de 3 dm³ contendo solo:areia (2:1) + tratamento (sem adubo, adubo orgânico ou adubo químico). A adubação orgânica foi de 8 kg m-2 de uma mistura igual de esterco bovino, caprino e de codorna. As variáveis avaliadas foram massa seca total de folha, caule, raiz, conteúdo de clorofila e carotenoides; nutrientes foliares; polifenóis totais; capacidade antioxidante total; capacidade de absorção de radicais de oxigênio; atividade de eliminação de radicais livres DPPH; teor de óleo essencial; e produção, conteúdo e rendimento de timol. A adubação orgânica aumentou significativamente as variáveis avaliadas e reduziu os indicadores de estresse oxidativo. Resultou em ganhos de massa seca das plantas e acúmulo de nutrientes nas folhas secas de T. vulgaris. Para os parâmetros quantitativos do óleo essencial e timol, a adubação orgânica foi significativamente maior que os demais tratamentos, principalmente para teor de timol e produtividade. Plantas de T. vulgaris adubadas com fertilizante orgânico maximizam sua produção vegetal e seu rendimento de compostos de interesse, como o timol, possivelmente porque essas saídas indicam um equilíbrio entre a produção vegetativa melhorada e a eliminação de espécies reativas de oxigênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alan da Cunha Honorato, João Francisco Amaral Maciel, Rafael Marlon Alves de Assis, Alexandre Alves de Carvalho, Gabriel Akira Nohara, José Eduardo Brasil Pereira Pinto, Suzan Kelly Vilela Bertolucci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.