Design Construtal e modelagem computacional aplicados à flambagem elasto-plástica biaxial de placas com duas perfurações elípticas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119915Palavras-chave:
placas finas de aço, simulação numérica, avaliação geométricaResumo
Este estudo utilizou modelagem computacional para realizar uma avaliação geométrica com base no método Design Construtal em placas de aço com duas perfurações elípticas submetidas à flambagem elasto-plástica biaxial. Mantendo constante o volume de material das placas perfuradas, foram comparados os piores e melhores resultados entre placas com uma e duas perfurações. Para tanto, foi adotada uma placa de referência retangular sem perfurações, da qual uma parcela de material foi removida pela inserção de perfurações elípticas. O parâmetro f, que representa a razão entre o volume das perfurações e o volume do material da placa de referência, foi adotado com valor = 0,15. Cada placa com duas perfurações foi submetida a cargas compressivas biaxiais, e então foi avaliada a influência que a relação das dimensões das perfurações tem na tensão última de flambagem normalizada. Os resultados mostraram que a melhor configuração geométrica, entre as geometrias analisadas com duas perfurações, é a que possui relação de lados das perfurações igual a 0,6, conduzindo ao aumento de 24,9% na tensão última de flambagem e melhor distribuição das tensões, quando comparada à geometria com relação de lados das perfurações igual a 1,0, que conduziu aos piores resultados dentre todos os casos avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrei Ferreira Lançanova, Bruna Fick Pacheco, Eduarda Machado Rodrigues, Luiz Alberto Oliveira Rocha, Elizaldo Domingues dos Santos, Thiago da Silveira, Liércio André Isoldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.