Similaridade florística de licófitas e samambaias na região de transição Amazônia/Cerrado na região central do norte do Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.061201Palavras-chave:
ecótono, levantamento florístico, similaridadeResumo
Estudos de similaridade florística permitem comparar a riqueza de espécies entre as diversas fitofisionomias e avaliar se as espécies são típicas de uma fitofisionomia ou se são comuns a duas ou mais fitofisionomias. A Região Geográfica Imediata de São Luís (RGI), Centro-Norte do Maranhão, caracteriza-se pela presença das fitofisionomias da Amazônia, Cerrado e vegetação litorânea. O objetivo desse trabalho foi verificar se as espécies de licófitas e samambaias da RGI têm similaridades com aquelas de outras fitofisionomias da Amazônia e do Cerrado de outras áreas do Maranhão e do Brasil. Foram identificadas 63 espécies de licófitas e samambaias, com predominância de indivíduos das famílias Pteridaceae e Polypodiaceae. Utilizando os dados de ocorrência dessas espécies e comparando com estudos realizados em áreas da Amazônia, Cerrado e transições no Maranhão e outras áreas do Brasil, efetuou-se a análise de similaridade florística, que apontou maior afinidade da área de estudo com espécies de ocorrência amazônica. Esse foi o primeiro estudo sobre similaridade florística com ênfase em samambaias e licófitas do Maranhão. Porém, a escassez de amostragens florísticas tanto no Maranhão como em outras áreas ecotonais do Brasil dificultou análises mais complexas sobre a similaridade florística dessas fitofisionomias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wagner Ribeiro da Silva Junior, Jefferson Prado, Alessandro Wagner Coelho Ferreira, Hermeson Cassiano de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.