Validação e verificação de modelo numérico para simulação do princípio de funcionamento do coluna de água oscilantedo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119913Palavras-chave:
energia das ondas, validação, verificaçãoResumo
Resumo: O presente trabalho apresenta a validação de um modelo computacional empregando a Metodologia Ar para a simulação numérica de um conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO), através de resultados experimentais de um escoamento turbulento sobre um degrau descendente, característica essa que se assemelha ao escoamento do ar no interior de um dispositivo CAO. Posteriormente, o modelo foi verificado com os resultados numéricos produzidos num estudo onde o escoamento de ar turbulento sobre o degrau descendente foi simulado e a validação destes também foi realizada com os dados experimentais utilizados na validação do presente estudo. O modelo que utiliza ? − ? padrão para turbulência, o Enhanced Wall Function como função de parede e o SIMPLE para o acoplamento pressão velocidade, obteve convergência em aproximadamente 30 min de simulação e apresentou erro de 1,25% na validação na verificação foi possível constatar a acurácia ao se calcular o MAE (Mean Absolute Error) entre o presente estudo com dados numérico e experimentais para as secções transversais x/H = 1, 4 e 16, onde x é a componente cartesiana e H o parâmetro de admencionalização do domínio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sersana Sabedra de Oliveira, Edis Antunes Pinto Junior, Luiz Alberto Oliveira Rocha, Elizaldo Domingues dos Santos, Liércio André Isoldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.