O método de escalas múltiplas aplicado a um modelo do oscilador harmônico linear regularmente perturbado
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119908Palavras-chave:
oscilador harmônico linear, perturbação regular, método das escalas múltiplasResumo
Métodos de perturbação têm como finalidade obter uma solução aproximada de problemas envolvendo um parâmetro pequeno . Isto é feito decompondo o problema original em uma sequência recorrente de problemas mais simples, a partir dos quais se constrói uma solução assintótica formal (SAF) do problema. No entanto, há problemas para os quais métodos tradicionais da teoria de perturbação não fornecem resultados satisfatórios. Esse fato é ilustrado aqui para o problema do oscilador harmônico linear regularmente perturbado. Para esse problema, como abordagem alternativa, emprega-se aqui o método das escalas múltiplas para construir uma SAF que é uma boa aproximação da solução exata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Machado da Silva, Leslie D. Pérez-Fernández, Alexandre Molter, Julián Bravo Castillero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.