Métodos perturbativos para problemas de autovalores não lineares
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119902Palavras-chave:
deformação gradiente, mecânica dos sólidos, métodos perturbativosResumo
Neste trabalho, a dinâmica de uma microviga e investigada do ponto de vista de oscilações não lineares. Por se tratar de um problema não linear, a frequência natural é mais complexa de se obter. Fenômenos como bifurcações e duplicação de períodos, comuns em sistemas não lineares, podem aparecer. Para se fazer a análise, são necessários dois componentes: primeiro, as equações de movimento e, segundo, as técnicas para investigar o comportamento do sistema. Com respeito as equações de movimento, a teoria de deformação gradiente e usada. Com respeito ao segundo componente, a seguinte abordagem será utilizada: técnicas de métodos perturbativos devido as não linearidades presentes no modelo, com o objetivo de analisar suas oscilações. A importante contribuição do presente trabalho reside em uma nova abordagem das equações de movimento originadas a partir da formulação da deformação gradiente para o contexto de vigas. Para trabalhos futuros, pretende-se propor uma nova matriz de rigidez. Na parte de experimentos computacionais, são apresentados resultados que simulam o comportamento dos autovalores, autofunções e soluções da equação de movimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flávia Gonçalves Fernandes, Alcione Borges Purcina, Luciana Vale Silva Rabelo, Marcos Napoleão Rabelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.