Multimídia: conteúdos de Paleontologia na forma de CD-ROM para a Educação Básica

Anderson C. S. Sobral, Darlei Rochelle Sá, Maria Helena Zucon

Resumo


<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:EN-GB; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

O uso de novas tecnologias no processo educativo é comum nas discussões para modernização da educação, para os paleontólogos, aumentou o interesse em estabelecer novas relações entre os conhecimentos produzidos nos centros de pesquisas e as experiências em sala de aula nos diversos níveis educacionais. O presente trabalho buscou, apresentar o conhecimento paleontológico básico e local para os alunos do Ensino Fundamental utilizando um CD-ROM, analisar os conteúdos paleontológicos propostos em alguns livros didáticos do Ensino Fundamental; utilizar questionário para analisar o conhecimento prévio dos alunos e verificar a eficácia da multimídia; ministrar palestra e apresentar o CD-ROM. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 7º ano, numa escola de ensino básico, localizada na cidade de Aracaju – Sergipe – Brasil. Pode-se verificar nos livros didáticos uma carência de informações em relação aos conteúdos paleontológicos, encontram-se incompletos, sem encadeamento e seqüência lógica. A utilização do CD-ROM como ferramenta de auxílio didático-pedagógico para o ensino da Paleontologia, mostrou-se de grande importância. De acordo com o percentual apresentado, observou-se um alto índice de rendimento dos alunos, no pré-questionário 41% acertaram as questões, no pós-questionário a porcentagem aumentou para 74%. Dessa forma, concluímos que o CD-ROM foi bem aceito, facilitou a aprendizagem sobre o surgimento da Vida, o que é Paleontologia, quais os tipos de fósseis e a Paleontologia em Sergipe. Mostrou-se um excelente material interativo, capaz de prender a atenção e manter o aluno participando da aula, interagindo com o professor.


Texto completo:

pdf

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.