Estratégias de adubação nitrogenada e potássica em sistemas integrados sob diferentes manejos de aveia preta na cultura do milho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.050201Palavras-chave:
adubação de sistemas, componentes de rendimento, sistemas integrados de produção agropecuáriaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar níveis de inversão da adubação potássica e nitrogenada na cultura da aveia preta sobre a produtividade da cultura do milho. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com parcelas subdivididas, utilizando-se três repetições. Os tratamentos foram quatro estratégias de adubação nitrogenada, quatro estratégias de adubação potássica e dois manejos de cultivo de aveia (forrageira e cobertura do solo). As estratégias envolveram a aplicação no inverno (aveia) e no verão (milho), respectivamente, as seguintes doses de nitrogênio (200-0; 150-50; 50-150; 0-200 kg de N ha-1) e de potássio (80-0; 60-20; 20-60; 0-80 kg de K ha-1). Avaliou-se os aspectos morfológicos, produtivos, teores de clorofila e interceptação luminosa da aveia para produção de forragem e para cobertura solo. Na cultura do milho foram avaliados os componentes de rendimento e a produtividade. A aveia manejada como forragem apresentou maior produção de biomassa total, porém menores valores de biomassa residual, altura do dossel, comprimento de perfilho estendido, índice de acamamento, intercepção de radiação, clorofilas a e b, e clorofila total. A interceptação luminosa na cultura da aveia foi superior quando aplicado nitrogênio na pastagem. Para a cultura do milho, a aplicação de nitrogênio feita parcialmente na pastagem e o restante no milho aumentou o diâmetro de colmo. As estratégias de adubação não mostraram efeito significativo na demais variáveis avaliadas na cultura da aveia preta e do milho, indicando que é aplicar no inverno toda a quantidade de N e K prevista para os dois cultivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Brugnara Soares, Tangriani Simioni Assmann, Regis Luis Missio, Igor Kieling Severo, Jaqueline Beatris Zanella, Luryan Tairini Kagimura, Matias Arenhardt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.