Fenologia e biologia floral de espécies de Byrsonima Rich. ex Kunth em área de caatinga na Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.070201Palavras-chave:
Raso da Catarina, espécies nativas, recursos tróficosResumo
Estudos fenológicos e de biologia floral são importantes para o entendimento da dinâmica dos eventos biológicos que ocorrem entre as espécies vegetais ao longo do tempo. O presente estudo foi realizado visando identificar padrões fenológicos, florais e eficiência de polinizadores de espécies de Byrsonima Rich. ex Kunth em área remanescente de vegetação de caatinga na Bahia, Brasil. Vinte espécimes de três espécies de Byrsonima spp. foram marcados e acompanhados diariamente durante o período de floração, entre novembro de 2017 a abril de 2018. As populações das espécies estudadas apresentaram padrão de floração anual e duração intermediária com 40% das flores abertas por inflorescência/dia expressando a estratégia cornucópia. A sincronia foi interespecífica com distintos picos de floração com maior sincronia entre B. gardneriana e B. verbascifolia. Das variáveis climáticas, a umidade e a temperatura mostraram correlação forte com a atividade de floração. Na coleta de grãos de pólen, verificou-se uma redução significativa no quantitativo de grãos forrageado entre a primeira e a segunda visita. A biologia floral foi similar entre as espécies, além de produzirem quantidade satisfatória de pólen e alta viabilidade polínica, com destaque para B. verbascifolia. As espécies ofertam óleo e grãos de pólen como recompensa floral. As espécies de Byrsonima spp. estudadas nessa região de caatinga são potencialmente férteis e capacitadas a serem empregadas em programas de reflorestamento e melhoramento genético.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Monteiro do Nascimento Júnior, Dráuzio Correia Gama, Luciene Cristina Lima e Lima, Vanderlei da Silva Oliveira, Eltamara Souza da Conceição
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.