A evolução do ensino da física – perspectiva docente
Palavras-chave:
evolução, tecnologia e metodologia de ensinoResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo realizada com professores que lecionam a disciplina de física no ensino fundamental, médio, tecnológico e superior da rede pública e particular de ensino na cidade de Fortaleza-CE. Para efetivação desta pesquisa, foram aplicados questionários com intuito de conhecer e compreender os fatores que tem influenciado a prática docente no ensino de física. Considerando que a humanidade está em constante transformação, é objetivo desse estudo constatar se o ensino de física acompanha tal evolução. A relevância desse estudo reside na necessidade de conhecer: o contexto educacional em que a física se realiza, visando sua aplicação no cotidiano; a relação professoraluno e as diferenças dos recursos utilizados antigamente e na atualidade. Dentre esses recursos destacase o livro didático, uma vez que os dias atuais exigem a formação de cidadãos críticos, capazes de questionar a realidade, de resolver problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação para, então, se buscar novas formas de ensino com vistas a uma aprendizagem significativa da disciplina. Esta, historicamente, tem sido considerada por muitos uma disciplina difícil e desconectada de seu cotidiano. Devemos ainda levar em consideração as contribuições culturais, econômicas e sociais do ensino de física. Portanto, essa percepção do saber físico faz-se necessária para que se promova uma consciência ética e social. Nesse contexto identificaremos os resultados da pesquisa que revelam elementos essenciais para compreensão da prática docente no ensino de física ao longo de anos
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Como Citar
Bezerra, D. P., Gomes, E. C. S., Melo, E. S. N., & Souza, T. C. (2011). A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, 5(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/672
Edição
Seção
Artigos
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