A evolução do ensino da física – perspectiva docente
Palavras-chave:
evolução, tecnologia e metodologia de ensinoResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo realizada com professores que lecionam a disciplina de física no ensino fundamental, médio, tecnológico e superior da rede pública e particular de ensino na cidade de Fortaleza-CE. Para efetivação desta pesquisa, foram aplicados questionários com intuito de conhecer e compreender os fatores que tem influenciado a prática docente no ensino de física. Considerando que a humanidade está em constante transformação, é objetivo desse estudo constatar se o ensino de física acompanha tal evolução. A relevância desse estudo reside na necessidade de conhecer: o contexto educacional em que a física se realiza, visando sua aplicação no cotidiano; a relação professoraluno e as diferenças dos recursos utilizados antigamente e na atualidade. Dentre esses recursos destacase o livro didático, uma vez que os dias atuais exigem a formação de cidadãos críticos, capazes de questionar a realidade, de resolver problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação para, então, se buscar novas formas de ensino com vistas a uma aprendizagem significativa da disciplina. Esta, historicamente, tem sido considerada por muitos uma disciplina difícil e desconectada de seu cotidiano. Devemos ainda levar em consideração as contribuições culturais, econômicas e sociais do ensino de física. Portanto, essa percepção do saber físico faz-se necessária para que se promova uma consciência ética e social. Nesse contexto identificaremos os resultados da pesquisa que revelam elementos essenciais para compreensão da prática docente no ensino de física ao longo de anos
Downloads
Como Citar
Bezerra, D. P., Gomes, E. C. S., Melo, E. S. N., & Souza, T. C. (2011). A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, 5(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/672
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.