Desenvolvimento e validação de uma atividade POGIL para ser aplicada em aulas práticas de química

Autores

  • Jhonatas Freire de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Rodrigo Almeida Simões Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Ana Carolina Viana Simões Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Natália Nogueira Saraiva Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.102701

Palavras-chave:

Ensino em química, POGIL

Resumo

As aulas práticas de Química, geralmente, são ministradas através do método de ensino tradicional. No entanto, tem-se observado que essa abordagem vem se tornando cada vez menos eficaz no entendimento dos discentes sobre os assuntos abordados, havendo a necessidade de buscar metodologias alternativas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar por meio da técnica Delphi uma atividade POGIL para ser aplicado em aulas práticas de química como uma alternativa à abordagem tradicional. Para isso, foi realizada a construção de um roteiro prático semiestruturado no formato POGIL abordando o assunto de Cromatografia em Camada Delgada Analítica (CCDA). Em seguida, o instrumento foi submetido a validação pelo método Delphi, sendo avaliado por um painel de especialistas composto por cinco juízes. Após duas rodadas de avaliação, todos os itens do instrumento foram validados, apresentando Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 100%. A partir do trabalho, foi possível obter um instrumento validado que poderá ser utilizado em aulas práticas que abordem o assunto de CCDA e que também se deseje avaliar a eficácia da metodologia POGIL como uma alternativa à abordagem tradicional.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

Freire de Santana, J., Almeida Simões, R., Viana Simões, A. C., & Nogueira Saraiva, N. (2022). Desenvolvimento e validação de uma atividade POGIL para ser aplicada em aulas práticas de química . Scientia Plena, 18(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.102701

Edição

Seção

Artigos