Refino por zona de cristais de LiGd0,5Lu0,5F4
Palavras-chave:
Refino por zona, terras raras, fluoretos, gadolínioResumo
Cristais dopados com altas concentrações de neodímio apresentam propriedades ópticas importantes para a obtenção de pulsos laser ultracurtos. Neste sentido, foi feito um estudo da formação de cristais do composto LiGd0,5Lu0,5F4 pela técnica de refino por zona, já que este apresenta fusão muito próxima da congruência e mostra-se altamente promissora como matriz hospedeira para o Nd. O composto foi sintetizado a partir dos respectivos fluoretos base e em seguida foi submetido a um ciclo de fusão utilizando uma velocidade de translação da zona quente de 2,5 mm/h, durante os dois processos foi utilizada uma atmosfera fluorinante de HF. Obteve-se um lingote composto de três regiões distintas que é característico de compostos com fusão incongruente. Na caracterização física do lingote obtido foram utilizadas as técnicas de análise térmica diferencial, microscopia eletrônica de varredura, espectrometria de energia dispersiva e análise por difração de raios X. Os resultados mostraram que: a) na parte inicial do lingote ocorre a precipitação do composto Gd0,75Lu0,25F3; b) na parte intermediaria há a formação do composto estequiométrico: e c) na parte final tem-se a segregação de LiF, resultando na formação de um eutético. Os dados de concentração de Gd, bem como os parâmetros de rede calculados para amostras retiradas das três regiões do lingote, mostraram também que houve a segregação do íon Gd3+ ao longo da barra. Concluiu-se que a variação de composição no composto formado inviabiliza esta técnica para a obtenção de monocristais purificados de LiGd0,5Lu0,5F4.Downloads
Como Citar
Santos, I. A., Bressiani, A. H. A., Baldochi, S. L., & Ranieri, I. M. (2011). Refino por zona de cristais de LiGd0,5Lu0,5F4. Scientia Plena, 4(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/667
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.