Adubação nitrogenada na implantação de Brachiaria brizantha cv. Marandu em Humaitá-AM
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070208Palavras-chave:
forragem, nitrogênio, fertilizaçãoResumo
O baixo aporte tecnológico nas propriedades rurais no sul do Amazonas, principalmente relacionado à fertilidade do solo, é um dos principais fatores que dificultam a manutenção de elevadas produtividades em pastagens. Assim, no presente estudo, objetivou-se avaliar o crescimento de Brachiaria brizantha cv. Marandu submetida a diferentes doses de nitrogênio. Foi realizado ensaio em campo, sobre Cambissolo Háplico alítico, com preparo convencional do solo e submetido à calagem. As parcelas foram arranjadas sob delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições, onde foram aplicados os tratamentos, sendo cinco níveis de adubação nitrogenada: 0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 de nitrogênio. Utilizou-se parcelas de 3 x 4 m, totalizando 12 m2. O corte de uniformização ocorreu 70 dias após a semeadura, quando se realizou também a adubação nitrogenada. Após 35 dias da aplicação do nitrogênio, realizou-se o primeiro corte das plantas e após o mesmo intervalo procedeu-se o segundo corte. Em ambos os cortes foram avaliados o número de perfilhos, a relação folha/colmo, a massa seca da parte aérea e a altura de plantas. A dose equivalente a 100 kg ha-1 de nitrogênio proporciona maior crescimento de Brachiaria brizantha cv. Marandu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Vinicius Rodrigues Martins, Carlos Eduardo Pereira, Hamilton Kikuti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.