Agregação e coeficiente de vulnerabilidade estrutural de um Latossolo sob plantio direto e adubações nitrogenadas e potássicas

Autores

  • Danillo Dutra Tavares Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Pedro Luan Ferreira da Silva Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-5520-7920
  • Flávio Pereira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Adriana Ferreira Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Alison José da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Adailson Pereira de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Walter Esfrain Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070204

Palavras-chave:

estrutura do solo, agregados, caulinita

Resumo

Os Latossolos tropicais, geralmente, se apresentam bem agregados, contudo, nos últimos anos têm havido uma intensificação agrícola desses solos devidos à demanda global por fibras e proteínas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a agregação e coeficiente de vulnerabilidade estrutural de um Latossolo Amarelo sob sistema de plantio direto submetido às adubações nitrogenadas e potássicas. O experimento foi instalado seguindo um delineamento experimental em blocos casualizados, com 11 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial conforme a matriz Plan Puebla III, resultado da combinação de cinco doses de Nitrogênio (N), na forma de Uréia (5; 30; 50; 70 e 95 kg ha-1) e cinco doses de Potássio (K), na forma de KCl (4; 24; 40; 56 e 76 kg ha-1), mais a testemunha (sem adubação). As amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0-10 e 10-20 cm de profundidade. A agregação do solo foi determinada pela separação e classificação por tamanho do diâmetro médio ponderado de agregados secos e úmidos. As demais variáveis avaliadas foram granulometria, densidade do solo e distribuição do espaço poroso. Os maiores valores de macroagregados secos na camada de 0-10 cm foram 90,8 e 92,5%, para linha e entrelinha, respectivamente. Para a camada de 10-20 cm, o maior valor na linha foi de 92,1% e 92,6% na entrelinha. Conclui-se que o sistema de uso com adoção de plantio direto e a combinação da adubação nitrogenada e potássica, não alterou a estabilidade dos agregados.

Biografia do Autor

Danillo Dutra Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo, doutorando em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Pedro Luan Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e Doutorando em Agronomia na Universidade Estadual de Maringá.

Flávio Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência do solo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal da Paraíba.

Adriana Ferreira Martins, Universidade Federal da Paraíba

Bióloga, Doutora em Ciência do Solo.

Alison José da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo, mestre em Ciência do Solo.

Adailson Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitotecnia. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal da Paraíba.

Walter Esfrain Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitotecnia. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal da Paraíba.

Milton César Costa Campos, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência do Solo. Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Tavares, D. D., Silva, P. L. F. da, Oliveira, F. P. de, Martins, A. F., Silva, A. J. da, Souza, A. P. de, Pereira, W. E., & Campos, M. C. C. (2022). Agregação e coeficiente de vulnerabilidade estrutural de um Latossolo sob plantio direto e adubações nitrogenadas e potássicas. Scientia Plena, 18(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070204

Edição

Seção

III Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)