Adsorção de gentamicina e avaliação da atividade antibacteriana de hidrogéis a base de celulose modificados com β-ciclodextrina e κ-carragena
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.043401Palavras-chave:
celulose, hidrogel, atividade antibacterianaResumo
A celulose é um biopolímero com elevado potencial de aplicação em áreas como a têxtil, alimentos e farmacêutica. Porém, a baixa solubilidade em água dificulta tais aplicações, o que pode ser contornado via modificações na estrutura, incluindo a oxidação medida por N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina (TEMPO). Além de aprimorar a solubilidade, as modificações abrem oportunidades de obtenção de novos materiais, dentre os quais os hidrogéis, que podem ser aplicados como adsorventes, curativos ou carreadores de fármacos. O presente trabalho avaliou a eficiência de adsorção de sulfato de gentamicina e a atividade antibacteriana dos hidrogéis a base de celulose microcristalina, previamente oxidada via mediação por TEMPO, reticulados quimicamente com epicloridrina, na ausência e na presença dos modificadores β-ciclodextrina e κ-carragena. Os resultados de espectroscopia no infravermelho evidenciaram tanto o sucesso da oxidação da celulose quanto do processo de reticulação, enquanto a difratometria de raios X mostrou o caráter predominantemente não cristalino dos hidrogéis. Imagens de microscopia eletrônica de varredura revelaram morfologias semelhantes a esponjas e, finalmente, a avaliação da atividade antibacteriana por meio do teste de difusão em ágar mostrou que os hidrogéis preparados apresentam grande potencial como possíveis candidatos a utilização como carreadores de fármaco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Liliane Oliveira Mota, Iara de Fátima Gimenez, Karina Oliveira Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.