Perspectivas para aplicação da jabuticaba e seus resíduos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.029901Palavras-chave:
jabuticaba, compostos bioativos, bibliometriaResumo
As frutas tropicais nativas têm recebido destaque cada vez maior por serem ricas fontes de compostos bioativos que podem agregar valor ao processamento industrial, no setor agrícola, e aos estudos biológicos e químicos. Nesse sentido, a jabuticaba é uma fruta tropical brasileira com alto crescimento no mercado, com grande potencial de aplicação em setores que utilizam antocianinas e compostos fenólicos em alguma etapa do processamento. A percepção desse cenário motivou o desenvolvimento do presente estudo bibliométrico para coletar e analisar dados extraídos da plataforma Scopus sobre o uso da jabuticaba e seus resíduos em diferentes aplicações. Os artigos foram avaliados quanto ao perfil de publicação anual, distribuição geográfica, palavras-chave, áreas temáticas de pesquisa, periódicos e autores mais produtivos, artigos mais citados e questões importantes na literatura selecionada. Entre os artigos analisados, o Brasil liderou o ranking dos documentos registrados sobre o tema, cujas perspectivas de crescimento são otimistas para os próximos anos, principalmente com o conhecimento do cultivo e das necessidades da jabuticabeira. A análise das palavras-chave confirmou a potencialidade da jabuticaba devido aos seus compostos fenólicos, abrindo espaço para discussão de seus benefícios nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas; Química; Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, bem como Medicina e Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roberta Emilly Barbosa Fontes, Brenda Lohanny, Denise Santos Ruzene, Daniel Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.