Caracterização de vidros planos transparentes comerciais
Palavras-chave:
caracterização do vidro, vidro plano, análise térmica, misura.Resumo
Vidros planos representam grande importância no mercado mundial. Em relação ao volume de produção e faturamento, este tipo vidro fica abaixo apenas dos vidros para vasilhames. Pelo fato deste material não ser reciclável por meios tradicionais, este estudo visou caracterizar quimicamente e termicamente amostras colhidas na forma de sucata em vidraçarias comerciais para servir de base para estudos futuros em reaproveitamento desses resíduos. A sucata de vidro foi fragmentada e moída. Em seguida caracterizada quimicamente através da fluorescência de raios X e fisicamente através de análise de tamanho de partículas por difração a laser. A sucata também foi analisada quanto ao comportamento térmico através de microscopia de aquecimento (MISURA). O estudo fornece indicativos para trabalhos subseqüentes em aproveitamento desses materiais.Downloads
Como Citar
Santos, W. J. (2011). Caracterização de vidros planos transparentes comerciais. Scientia Plena, 5(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/625
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.