Crescimento de mudas de eucalipto em solo com aplicação do lodo de curtume
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.034901Palavras-chave:
fitotoxicidade, substrato, reaproveitamentoResumo
O lodo de curtume é o resíduo proveniente do beneficiamento do couro bovino, apresenta potencial para ser utilizado como fertilizante no setor florestal, pois apresenta nutrientes essenciais para as plantas. Para tanto, alguns padrões químicos para a aplicação desse resíduo precisam ser definidos, devido à presença de elementos tóxicos, como o cromo. Neste contexto, o presente estudo avaliou os efeitos de diferentes concentrações de lodo de curtume em mudas de eucalipto. As proporções de lodo de curtume utilizadas foram quatro concentrações e uma testemunha (sem aplicação de lodo), sendo elas de 0,1; 1; 10 e 50%. As mudas de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, clone I144 com 30 dias, foram transplantadas para os vasos, onde permaneceram por 45 dias. Após este período, foram avaliadas: altura da planta, diâmetro do coleto, número de folhas, comprimento da raiz, massa seca da parte aérea e das raízes, pH, condutividade e análise foliar de Nitrogênio. O aumento crescente das concentrações de lodo de curtume no solo elevou o pH, a condutividade elétrica, e as mudas de eucalipto apresentaram baixo crescimento e desenvolvimento nas aplicações de 10 e 50% de lodo. O uso do lodo de curtume no solo aumentou a disponibilidade do nitrogênio para as plantas e em baixas concentrações, o crescimento de raiz e de altura das mudas nas concentrações de 0,1 e 1,0% foram semelhantes a testemunha, sem adição do resíduo. É recomendada a aplicação de lodo até 10% para evitar efeitos adversos oriundos da salinização do solo nas plantas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gislayne de Araujo Bitencourt, Luzia Barcelos Deknes, Valdemir Antônio Laura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.