Estudo cinético da degradação térmica e catalítica de polipropileno sob catalisadores mesoporosos tipo AlMCM-48
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.094201Palavras-chave:
AlMCM-48, polipropileno, cinética de isoconversãoResumo
O lixo plástico sofreu um aumento drástico e se tornou um dos maiores problemas ambientais do século XXI. A degradação térmica e catalítica de plásticos é uma das soluções viáveis para esse problema, pois pode conduzir tanto a benefícios de proteção ambiental, quanto para processos economicamente vantajosos em termos de gastos de energia. Neste trabalho, é apresentado um estudo termogravimétrico da conversão do polipropileno (PP) na presença de catalisadores mesoporosos AlMCM-48 (Si/Al=50 e 100). O desempenho catalítico mostrou que a reação de degradação do PP ocorreu em etapas de reações complexas nas taxas de aquecimento 5, 10 e 20 °C min-1. Além disso, o volume dos poros dos catalisadores nas diferentes razões molares Si/Al influenciou o processo de degradação em condições não isotérmicas e desempenhou um papel importante na diminuição da temperatura de degradação do PP. A energia de ativação aparente (Ea) foi determinada pelo método de isoconversão de Vyazovkin. Os parâmetros cinéticos obtidos revelaram uma redução na Ea evidenciando uma média de 89, 66 e 59 kJ mol-1 para a degradação do PP puro, PP + AlMCM-48(50) e PP + AlMCM-48(100), respectivamente. Como mostrado pelos valores médios, ficou evidenciado que a maior eficiência foi do AlMCM-48(100) que teve uma diminuição da energia de ativação de cerca de 30 kJ mol-1 em relação a energia de ativação do PP puro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tiago Gomes dos Santos, Antonio Osimar Sousa da Silva, Antonio Souza de Araujo, Marcelo José Barros de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.