Propagação clonal de Eucalyptus urophylla sob efeito do extrato de Cyperus rotundus e ácido indol-3-acético
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.100201Palavras-chave:
tiririca, hormônio vegetal, propagação vegetativeResumo
Os tubérculos de Cyperus rotondus (tiririca) possuem substâncias com atividade alelopática, sendo algumas destas, capazes de atuar como hormônios vegetais e ser usados na indução de raízes em estacas. Este trabalho teve como objetivo elucidar o desenvolvimento e o enraizamento de estacas de Eucalyptus urophylla tratadas com extrato de tubérculo de C. rotondus e AIA (ácido indol-3-acético). Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado (0; 25; 50; 75 e 100% de extrato de tiririca e 0; 50; 250; 500; 750 e 1000 mg.L-1 de IAA), com quatro repetições por tratamento e quatro estacas por pote. As variáveis quantificadas foram altura das mudas, largura do caule e comprimento da raiz. Os maiores valores de largura e altura foram registrados na testemunha (0% extrato de tiririca e 0 mg L-1 de IAA), indicando que não contribuíram para o desenvolvimento dessas variáveis. No entanto, um aumento de até 50% no extrato de tiririca causou um aumento no comprimento da raiz, principalmente quando utilizado com 50 mg.L-1 de AIA. Concentrações de extrato de C. rotundus de 53% podem ser utilizadas para melhorar o desenvolvimento radicular em estacas de E. urophylla, contribuindo para a produção de mudas de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matheus Gabriel Modesto Santos, Wesley Costa Silva, Roberta Camargos Oliveira, Pedro Henrique Pinto Ribeiro, Vitor Corrêa de Mattos Barretto, Ednaldo Cândido Rocha, JOSÉ MAGNO QUEIROZ LUZ, Alcione Silva Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.