Respostas fisiológicas de mudas de Triplaris gardneriana Wedd. (Polygonaceae) sob seca intermitente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.124901Palavras-chave:
déficit hídrico, partição de biomassa, prolinaResumo
Triplaris gardneriana Wedd é uma espécie arbórea que ocorre em áreas com diferentes condições climáticas no Brasil, desde florestas tropicais úmidas a florestas tropicais secas. Um aumento crescente na temperatura global e nos eventos de seca pode modificar o padrão de crescimento e estabelecimento da espécie. Para avaliar os efeitos da seca intermitente sobre o crescimento de mudas de T. gardneriana, foi desenvolvido um experimento utilizando mudas de um mês de idade submetidas a três tratamentos hídricos [rega diária como controle e seca intermitente por ciclos de suspensão de rega em intervalos de sete (S7) e quatorze dias (S14) entre regas]. O crescimento, produção e partição de biomassa, conteúdo relativo de água (CRA), acúmulo de solutos orgânicos, integridade protoplasmática e índice de plasticidade fenotípica (IPF) foram avaliados para uma melhor compreensão no grau de tolerância à seca. A seca intermitente afetou severamente o crescimento das plantas S14, apresentando menor altura, número de folhas, área foliar e biomassa seca. O CRA foi reduzido, enquanto que a concentração de carboidratos e prolina aumentaram em resposta ao estresse hídrico. Os danos protoplasmáticos aumentaram a extrusão de eletrólitos nas plantas submetidas ao estresse severo. Entretanto, T. garderiana demonstrou tolerância moderada ao déficit hídrico. As mudanças plásticas observadas foram mais fisiológicas do que morfológicas. Portanto, a espécie T. gardneriana demonstrou ser moderadamente tolerante à seca intermitente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elizamar Ciríaco da Silva, José Roberto Vieira Aragão, Iére Barros Bispo, Islayne da Cruz Menezes, Hugo Henrique Costa do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.