Atividade antimicrobiana do extrato aquoso e frações da folha da aroeira-do-sertão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.057201Palavras-chave:
bactericida, compostos isolados, planta medicinalResumo
As plantas popularmente utilizadas no tratamento de várias doenças, como Myracrodruon urundeuva Allemão, têm sido investigadas quanto à ação sobre os microrganismos, visando a descoberta e utilização de novos aditivos naturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana in vitro do extrato aquoso de folhas de Myracrodruon urundeuva e suas frações sobre bactérias patogênicas associadas a doenças transmitidas por alimentos. O extrato aquoso foi obtido por decocção das folhas frescas e fracionado por cromatografia em contracorrente de alta velocidade. A atividade antimicrobiana foi realizada por meio de microdiluição em placa. O extrato aquoso de folhas de aroeira-do-sertão foi eficaz contra todos os microrganismos testados. A atividade antimicrobiana foi verificada para Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes (0,2 e 0,8 mg/mL, respectivamente) e para Salmonella Enteritidis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli (6, 10 e 16 mg/mL, respectivamente). Foram isolados vinte e quatro compostos secundários, distribuídos em seis frações. As frações apresentaram atividade antimicrobiana sobre bactérias Gram-positivas em baixas concentrações (0,011 a 0,095 mg/mL) e em concentrações mais altas (2,4 a 33 mg/mL), duas frações apresentaram atividade sobre bactérias Gram-negativas. A união dos compostos no extrato foi favorável para atividade antimicrobiana sobre todas as bactérias estudadas, demonstrando que a susceptibilidade dos microrganismos ao extrato variou de acordo com os compostos químicos presentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Jaiana Gomes Ferreira, Flayanna Gouveia Braga Dias, Sabrina Matias dos Santos, Nayara Coriolano de Aquino, Eurilany Silva de Oliveira, Fernando Eugênio Teixeira Cunha, Larissa Morais Ribeiro da Silva, Evânia Altina Teixeira de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.