Comparação de três abordagens analíticas para acessar as dimensões do temperamento em animais não-humanos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.028001Palavras-chave:
Personalidade, Análise de Componentes Principais, PsittacidaeResumo
Um aspecto crítico na pesquisa sobre diferenças individuais comportamentais é a decisão dos pesquisadores sobre quais métodos estatísticos utilizar para reduzir a dimensionalidade dos dados. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar as principais dimensões comportamentais obtidas a partir de três técnicas de redução de dados: Método de Feaver, Análise de Fatores e Análise de Componentes Principais. Três testes comportamentais foram realizados com 13 indivíduos da espécie Amazona vinacea e 12 da espécie Psittacara leucophthalmus: teste de reação à pessoa desconhecida, teste de reação ao potencial predador e teste do novo objeto. Em seguida, extraímos as principais dimensões comportamentais aplicando os três métodos nas variáveis coletadas durante os testes, e aplicamos a correlação de Pearson para testar as relações entre as principais dimensões encontradas. O primeiro Componente Principal, o Fator 1 e a dimensão 1 do Método de Feaver foram compostos por variáveis comportamentais que refletem a ‘vigilância’. As variáveis no segundo Componente Principal, Fator 2 e dimensão 2 do Método de Feaver refletiram ‘medo’. Uma forte correlação foi encontrada entre o primeiro Componente Principal e a dimensão 1 do Método de Feaver (r = 0,90), mas não com o Fator 1 (P > 0,05). Correlações moderadas foram encontradas entre a segunda dimensão com três métodos. Concluímos que o PCA e o Método de Feaver geram resultados semelhantes para a primeira dimensão principal, mas não para a segunda dimensão, e o Método de Feaver parece ser um melhor preditor das diferenças individuais comportamentais em papagaios para pequenas amostras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline Cristina Sant'Anna, Cristiano Schetini Azevedo, Gabriela Araújo Porto Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.