Vegetação inside: uma análise comparativa de pigmentos foliares e fluorescência da clorofila em plantas variegadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.094901

Palavras-chave:

fotossíntese, curva OJIP, dissipação energética

Resumo

Plantas características de ambientes de sub-bosque apresentam colorações variadas em suas folhas denominadas de variegações. Estas tendem a regular, por meio de suas concentrações de pigmentos foliares, seus processos fotossintéticos. O objetivo desta pesquisa foi comparar as concentrações de pigmentos foliares e de parâmetros da fluorescência da clorofila a em quatro espécies de plantas variegadas, Fittonia albivenis, Alternanthera ficoidea, Tradescantia spathacea e Hypoestes phyllostachya, bem como das espécies controles, Jasminum mesnyi e Tradescantia pallida, para determinar quais são mais propicias aos ambientes residenciais com altas e baixas intensidades luminosas. A análise dos pigmentos foliares foi realizada por espectrofotometria e a de emissão de fluorescência da clorofila a através do fluorômetro PAM-2500, cujos parâmetros foram calculados a partir do teste-JIP. Os teores de clorofila a variaram de 27,67 a 110,88 (μg mL-1 gMF-1), os de clorofila b variaram de 10,29 a 40,64 (μg mL-1 gMF-1). Os títulos de carotenoides variaram de 2,6275 a 26,1925 (μg mL-1 gMF-1) e os de antocianinas variaram de 0,00 a 2,26 (μg mL-1 gMF-1), sendo que os maiores títulos ocorreram na espécie controle J. mesnyi e na variegada F. albivenis. Os parâmetros da fluorescência diferiram estatisticamente entre as plantas variegadas em relação aos controles. Concluímos que a espécie T. spathacea apresenta melhor adaptação a ambientes com altos índices de radiação luminosa. Em ambientes com maior variação desta as espécies H. phyllostachya e A. ficoidea se desenvolverão melhor. Por fim, a espécie F. albivenis deve ser mantida em ambientes com baixos índices de radiação luminosa.

 

Biografia do Autor

Rhuann Carlo Viero Taques, Universidade Estadual do Centro Oeste

Biólogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Laboratório de Ecotoxicologia e Fisiologia Vegetal, Unicentro.

Patricia Carla Giloni Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Dra. do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Laboratório de Ecotoxicologia e Fisiologia Vegetal, Unicentro.

Vanderlei Aparecido de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Dr. do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Taques, R. C. V., Lima, P. C. G., & de Lima, V. A. (2021). Vegetação inside: uma análise comparativa de pigmentos foliares e fluorescência da clorofila em plantas variegadas. Scientia Plena, 17(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.094901