Perfil fitoquímico e atividade antioxidante de flores e frutos de Pereskia aculeata Miller
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.051503Palavras-chave:
frutos e flores de ora-pro-nóbis, composição química, atividade antioxidanteResumo
Dentre a diversidade de espécies de plantas alimentícias não convencionais (PANC), a Pereskia aculeata Miller, conhecida popularmente como ora-pro-nóbis (OPN), está sendo consumida cada vez mais no Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade antioxidante e a composição das frações volátil e não volátil das flores e frutos de OPN. A fração volátil foi isolada por hidrodestilação e por extração em fase sólida e caracterizada por CG/EM e CG/DIC. Extratos aquosos obtidos das amostras foram avaliados quanto ao teor total de compostos fenólicos (Folin-Ciocalteu) e à atividade antioxidante (DPPH, FRAP e ORAC). A identificação dos ácidos fenólicos, flavonoides e alcaloides presentes nessas matrizes foi conduzida por CLAE/EMAR. Foram identificados um total de vinte e oito compostos voláteis nas amostras. O ácido hexadecanóico e o escaleno foram os únicos compostos detectados em todas as frações voláteis. O ácido hexadecanóico, linoleico, oleico e o fitol se destacaram quantitativamente. O β-linalol, α-terpineol, β-farneseno e trans-nerolidol têm potencial para influenciar o aroma da FF. No que diz respeito à fração não volátil, foram identificados 17 compostos (fenólicos e alcaloides) no FV e 11 na FF. A FF, entretanto, apresentou maior potencial antioxidante do que os frutos, o que pode ser explicado pela concentração desses compostos durante o processo de secagem dessas flores. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo sobre o perfil fitoquímico e a atividade antioxidante das flores da Pereskia aculeata Miller, além de apresentar dados inéditos sobre o perfil de voláteis dos frutos desta espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago Vieira de Moraes, Júlia Montenegro, Thaisa Santos Marques, Leonardo Max Evangelista, Cristiane Barbosa Rocha, Anderson Junger Teodoro, Lucilia Kato, Ricardo Felipe Alves Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.