Ácido salicílico atenua o efeito do estresse hídrico na germinação e crescimento inicial de plântulas de Cereus jamacaru DC
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.040204Palavras-chave:
Caatinga, fitohôrmonio, condicionamento de sementesResumo
A escassez hídrica é um problema para a produção agrícola nas regiões semiáridas, de forma que torna-se necessário estudar seus efeitos, assim como medidas para atenuar tais danos na germinação e crescimento inicial das plântulas. Objetivou-se avaliar o ácido salicílico (AS) como atenuador do estresse durante a germinação de sementes e crescimento inicial das plântulas de Cereus jamacaru. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 5 x 5, sendo cinco potenciais osmóticos (0,0; -0,2; -0,4; -0,8 e -1,2MPa) induzidos por polietilenoglicol (PEG 6000) e cinco doses de AS (0,0; 0,29; 1,0; 1,71 e 2,0 mM L-1). As avaliações realizadas foram: porcentagem de germinação, primeira contagem, índice de velocidade, tempo médio e velocidade média de germinação, comprimento, massa fresca e seca de plântulas. O estresse hídrico induzido por soluções de PEG 6000 reduz a qualidade e o vigor das sementes de C. jamacaru. A embebição de sementes com AS atenua o efeito déficit hídrico, sendo a dose de 1,71 mM L-1 a mais eficiente para reduzir os danos promovidos pelo estresse hídrico sobre a germinação das sementes de C. jamacaru.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jackson Silva Nóbrega, Rodrigo Garcia da Silva Nascimento, Ronimeire Torres da Silva, Francisco Romário Andrade Figueiredo, Ana Carolina Bezerra, Maria de Fátima de Queiroz Lopes, Edna Ursulino Alves, Riselane de Lucena Alcântara Bruno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.