Remoção de corantes azo têxteis por meio da biomassa mista Aspergillus niger e casca de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064202

Palavras-chave:

Adsorvente, corante têxtil, resíduo da casca da laranja

Resumo

Este estudo avalia a remoção de corantes têxteis utilizando adsorventes mistos preparados pelo crescimento de Aspergillus niger em cascas de laranja. A maior eficiência de remoção do corante azo foi obtida em pH 2, relação sólido: líquido (1:4 g·mL-1) e tempo de equilíbrio de 250 minutos para cada corante. As concentrações de Remazol Black B (RB) e Remazol Red (RR) em ambos os efluentes têxteis sintéticos estavam entre 25 mg·L-1 e 100 mg·L-1. O adsorvente misto foi caracterizado por difração de raios X (XRD), espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados indicaram que houve 100% de remoção do RB e 94,85% do RR na concentração de 25 mg·L-1. Na concentração de 100 mg·L-1, os percentuais de remoção atingiram 98,87% para RB e 96,37% para RR, respectivamente. O adsorvente misto proposto foi capaz de remover os corantes têxteis, apresentando capacidades adsortivas de 20,77 mg·g-1 e 19,28 mg·g-1 para os corantes RB e RR. Com relação a cinética de adsorção, os dados experimentais mostraram que o modelo de pseudo-segunda ordem foi o que melhor explicou o processo adsortivo. Para os resultados de equilíbrio, o modelo de Langmuir e o modelo de Langmuir-Freundlich foram os que melhor se ajustaram aos dados experimentais do RB e RR, respectivamente. O adsorvente misto produzido é uma alternativa promissora para o tratamento de efluentes têxteis.

Biografia do Autor

Karina Carvalho de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Química - Química Industrial

Thiago Emanoel Pereira da Silva, Federal University of Pernambuco

Department of Chemistry Engineering

Letícia de Paula Silva de Oliveira, Federal University of Pernambuco

Department of Chemistry Engineering

Andressa Nathally Rocha Leal, Federal University of Pernambuco

Department of Materials Science

Iranildo José da Cruz Filho, Federal University of Pernambuco

Department of Antibiotics

Maria José de Filgueiras da Silva, Rural Federal University of Pernambuco

Department of Chemistry

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

de Souza, K. C., da Silva, T. E. P., de Oliveira, L. de P. S., Leal, A. N. R., da Cruz Filho, I. J., & da Silva, M. J. de F. (2021). Remoção de corantes azo têxteis por meio da biomassa mista Aspergillus niger e casca de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck). Scientia Plena, 17(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064202

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)