Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos

Luan Henrique Alves, Jacks Richard de Paulo

Resumo


Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.


Palavras-chave


formação continuada; mídias na educação; redimensionamento da prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701

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