Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental

Elisângela de A. Santos, Joselaine C. Santana, Luzia Cristina M. Santos, Carlos Henrique C. Oliveira, Jônathas R. de Jesus, Edna Menezes Santos, Maria Helena C. Costa, Maria Gileide de Oliveira, Shislaine A. de Andrade, Suzana A. S. Santos, Marcos Bispo da Paixão, Rubens Diego B. de Carvalho, Vando Kleber S. Soares, Denise J. Santos, Carlos Alberto S. Júnior, Ericarla de Jesus Souza, Zélia Soares Macedo

Resumo


O presente trabalho é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e o Colégio EstadualMurilo Braga, situado na cidade de Itabaiana, com grande participação de um grupo de alunos do ensinomédio desta escola, que participam do programa PIBICJr da extinta FAP-SE. O principal objetivo foidespertar o interesse destes alunos para a pesquisa e também lhes proporcionar a oportunidade devivenciar o ambiente universitário. Estes alunos dedicaram-se à apresentação de palestras, utilizando oMicrosoft PowerPoint, e montagem de experimentos que retratam o cotidiano dos alunos, utilizandomateriais de baixo custo. Primeiramente foram realizadas pesquisas em livros, revistas e páginas dainternet, onde foram estudados os temas físicos. Após estes estudos, os alunos apresentaram palestras paraa coordenadora do projeto e logo após para alunos do ensino fundamental da escola onde estudam, etambém em outras escolas na região de Itabaiana. Os alunos que assistiram às palestras foram alvo de umainvestigação baseada na epistemologia da aprendizagem, através de questionários que foram preenchidosantes e depois das palestras. O que se observou, nos questionários, foi uma modificação em sua visãoconceitual Física e uma grande assimilação dos conceitos apresentados de maneira lúdica. O trabalho estácontribuindo bastante para estes estudantes, pois além de adquirir conhecimentos científicos, tornaram-semais comunicativos com a comunidade escolar. 

Palavras-chave


Palestras, experimentos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.