Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
Palestras, experimentosResumo
O presente trabalho é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e o Colégio EstadualMurilo Braga, situado na cidade de Itabaiana, com grande participação de um grupo de alunos do ensinomédio desta escola, que participam do programa PIBICJr da extinta FAP-SE. O principal objetivo foidespertar o interesse destes alunos para a pesquisa e também lhes proporcionar a oportunidade devivenciar o ambiente universitário. Estes alunos dedicaram-se à apresentação de palestras, utilizando oMicrosoft PowerPoint, e montagem de experimentos que retratam o cotidiano dos alunos, utilizandomateriais de baixo custo. Primeiramente foram realizadas pesquisas em livros, revistas e páginas dainternet, onde foram estudados os temas físicos. Após estes estudos, os alunos apresentaram palestras paraa coordenadora do projeto e logo após para alunos do ensino fundamental da escola onde estudam, etambém em outras escolas na região de Itabaiana. Os alunos que assistiram às palestras foram alvo de umainvestigação baseada na epistemologia da aprendizagem, através de questionários que foram preenchidosantes e depois das palestras. O que se observou, nos questionários, foi uma modificação em sua visãoconceitual Física e uma grande assimilação dos conceitos apresentados de maneira lúdica. O trabalho estácontribuindo bastante para estes estudantes, pois além de adquirir conhecimentos científicos, tornaram-semais comunicativos com a comunidade escolar.Downloads
Como Citar
Santos, E. de A., Santana, J. C., Santos, L. C. M., Oliveira, C. H. C., de Jesus, J. R., Santos, E. M., … Macedo, Z. S. (2011). Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental. Scientia Plena, 2(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/596
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.