Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental

Autores

  • Elisângela de A. Santos Colégio Estadual Murilo Braga
  • Joselaine C. Santana Colégio Estadual Murilo Braga
  • Luzia Cristina M. Santos Colégio Estadual Murilo Braga
  • Carlos Henrique C. Oliveira Colégio Estadual Murilo Braga
  • Jônathas R. de Jesus Colégio Estadual Murilo Braga
  • Edna Menezes Santos Colégio Estadual Murilo Braga
  • Maria Helena C. Costa Colégio Estadual Murilo Braga
  • Maria Gileide de Oliveira Colégio Estadual Murilo Braga
  • Shislaine A. de Andrade Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Suzana A. S. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Marcos Bispo da Paixão Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Rubens Diego B. de Carvalho Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Vando Kleber S. Soares Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Denise J. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto S. Júnior Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Ericarla de Jesus Souza Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Zélia Soares Macedo Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Palestras, experimentos

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e o Colégio EstadualMurilo Braga, situado na cidade de Itabaiana, com grande participação de um grupo de alunos do ensinomédio desta escola, que participam do programa PIBICJr da extinta FAP-SE. O principal objetivo foidespertar o interesse destes alunos para a pesquisa e também lhes proporcionar a oportunidade devivenciar o ambiente universitário. Estes alunos dedicaram-se à apresentação de palestras, utilizando oMicrosoft PowerPoint, e montagem de experimentos que retratam o cotidiano dos alunos, utilizandomateriais de baixo custo. Primeiramente foram realizadas pesquisas em livros, revistas e páginas dainternet, onde foram estudados os temas físicos. Após estes estudos, os alunos apresentaram palestras paraa coordenadora do projeto e logo após para alunos do ensino fundamental da escola onde estudam, etambém em outras escolas na região de Itabaiana. Os alunos que assistiram às palestras foram alvo de umainvestigação baseada na epistemologia da aprendizagem, através de questionários que foram preenchidosantes e depois das palestras. O que se observou, nos questionários, foi uma modificação em sua visãoconceitual Física e uma grande assimilação dos conceitos apresentados de maneira lúdica. O trabalho estácontribuindo bastante para estes estudantes, pois além de adquirir conhecimentos científicos, tornaram-semais comunicativos com a comunidade escolar. 

Downloads

Como Citar

Santos, E. de A., Santana, J. C., Santos, L. C. M., Oliveira, C. H. C., de Jesus, J. R., Santos, E. M., Costa, M. H. C., de Oliveira, M. G., de Andrade, S. A., Santos, S. A. S., da Paixão, M. B., de Carvalho, R. D. B., Soares, V. K. S., Santos, D. J., S. Júnior, C. A., Souza, E. de J., & Macedo, Z. S. (2011). Preparação e apresentação de palestras e experimentos para alunos do ensino fundamental. Scientia Plena, 2(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/596

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)