Aplicação do método de Monte Carlo para o problema de ligações mistas em uma rede cúbica

Autores

  • J. B. Santos Filho Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • D. F. de Albuquerque Departamento de Matemática, Universidade Federal de Sergipe
  • A. S. Arruda Departamento de Física, Universidade Federal de Mato Grosso
  • N. O. Moreno Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Monte Carlo, Teoria de Campo Efetivo, Modelo de Ising

Resumo

A transição de fase do modelo de Ising com ligações mistas (Mixed-bond) numa rede cúbica é estudadatanto numericamente com analiticamente. Analiticamente estudos do modelo de Ising mixed-bond atravésde técnica de grupo de renormalização predizem a existência de reentrâncias magnéticas em certos valoresdo parâmetro de competição α (α positivo). Este fenômeno é tipicamente encontrado em sistemas (aexemplo do composto EupSr1-p) que apresentam fase vidro-de-spin (spin-glass). Neste trabalho, usamos oalgoritmo cluster de Wolff para simular a dinâmica do sistema e obter as quantidades termodinâmicasmagnetização e susceptibilidade magnética. A temperatura crítica do sistema foi estimada do máximo desusceptibilidade e com estes valores construímos o diagrama de fase Tc versus p para diferentes valores deα (α > 0 ). Nossos resultados foram comparados como aqueles obtidos pelo método de teoria de campoefetivo que emprega uma distribuição de probabilidade similar dentro de uma estrutura de cluster comdois spins.

Biografia do Autor

J. B. Santos Filho, Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe


D. F. de Albuquerque, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Sergipe


A. S. Arruda, Departamento de Física, Universidade Federal de Mato Grosso


N. O. Moreno, Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe


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Como Citar

Santos Filho, J. B., de Albuquerque, D. F., Arruda, A. S., & Moreno, N. O. (2011). Aplicação do método de Monte Carlo para o problema de ligações mistas em uma rede cúbica. Scientia Plena, 2(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/594