Percepções e conhecimentos dos estudantes sobre fungos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064401

Palavras-chave:

Reino Fungi, Ensino de Micologia, Ensino de Ciências

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa sobre as percepções e conhecimentos que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam sobre fungos, organismos de importância ecológica, médica e econômica. O percurso metodológico desta investigação envolveu a participação de 305 estudantes da rede pública e privada do município de Diadema/SP, cidade localizada na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de pesquisa, construído e validado para compreender a visão dos estudantes sobre o assunto. Os resultados evidenciaram que os estudantes finalizam a educação básica com conhecimentos limitados sobre os fungos, de forma a pouco perceber a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Espera-se que os resultados deste estudo ampliem o debate e auxilie em reflexões sobre o ensino de micologia nas escolas e nas instituições de formação de professores, de modo a impactar positivamente no fazer pedagógico dos professores e, consequentemente, no aprender dos estudantes, em especial, quando o assunto em questão forem os fungos.

Biografia do Autor

Aline da Costa Silva, Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2014) pelo IFSP.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2019) pela UNIFESP.

Professora de Ciências e Biologia em Escolas Públicas.

Ana Maria Santos Gouw, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Campos Diadema)

1998: Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2005: Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2013: Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (USP).

2014 (atual): professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Artigos