Percepções e conhecimentos dos estudantes sobre fungos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064401Palavras-chave:
Reino Fungi, Ensino de Micologia, Ensino de CiênciasResumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa sobre as percepções e conhecimentos que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam sobre fungos, organismos de importância ecológica, médica e econômica. O percurso metodológico desta investigação envolveu a participação de 305 estudantes da rede pública e privada do município de Diadema/SP, cidade localizada na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de pesquisa, construído e validado para compreender a visão dos estudantes sobre o assunto. Os resultados evidenciaram que os estudantes finalizam a educação básica com conhecimentos limitados sobre os fungos, de forma a pouco perceber a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Espera-se que os resultados deste estudo ampliem o debate e auxilie em reflexões sobre o ensino de micologia nas escolas e nas instituições de formação de professores, de modo a impactar positivamente no fazer pedagógico dos professores e, consequentemente, no aprender dos estudantes, em especial, quando o assunto em questão forem os fungos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline da Costa Silva, Ana Maria Santos Gouw
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.