Síntese, caracterização e avaliação de óxidos de ferro e nióbio na remoção de corantes em reações do tipo Fenton e fotocatálise
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.127201Palavras-chave:
Fenton, fotocatálise, óxido de nióbioResumo
Neste trabalho foram desenvolvidos catalisadores com base em óxido de nióbio modificado com óxido de ferro, para o tratamento fotocatalítico de efluentes contaminados com corantes. Os catalisadores foram preparados, em diferentes proporções de nióbio e ferro, utilizando-se sais oxalato amoniacal de nióbio, nitrato de ferro e acetato de amônio, e calcinação a 400 °C. Os sólidos foram caracterizados por difração de raios X, espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier, medida do ponto de carga zero e avaliadas na adsorção, oxidação avançada do tipo reação Fenton e fotocatálise heterogênea do azul de metileno. Foi observado que o aumento da concentração de nióbio elevou os valores de ponto de carga zero e diminuiu o pH final do sistema reacional. O sólido com razão Fe/Nb 2 apresentou o melhor desempenho como adsorvente, seguido do sólido com razão Fe/Nb 1.5. Os sólidos apresentaram praticamente o mesmo resultado (1,8 eV), sendo que a presença de niobato de ferro (Fe/Nb1) favoreceu o sistema fotocatalítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jéssica de Souza Ferreira, Marluce Oliveira da Guarda Souza, André Rosa Martins, Thayane Siqueira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.