Melhoria da qualidade nutricional da ração de ruminantes composta por palha de soja e feno de azevém
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.123103Palavras-chave:
encapsulação, Aspergillus niger, Spirulina platensisResumo
O objetivo deste estudo foi aumentar o valor nutricional de duas matérias-primas (palha de soja e feno de azevém), a fim de propor o uso como ração para ruminantes. Diferentes tecnologias foram utilizadas para desenvolver a alimentação animal: adição de proteínas, adição de biomassa de Spirulina platensis, fermentação em estado sólido por Aspergillus niger, encapsulação de biomassa de microalgas (cápsulas de goma xantana e quitosana), bem como os testes de controle. A composição química (umidade, proteína, lipídios, cinzas, fibra bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido) dos diferentes tratamentos foi determinada. Embora a fermentação em estado sólido com o fungo Aspergillus niger não tenha diminuído o teor de fibras, a adição de biomassa de microalgas na palha de soja e no feno de azevém melhorou a qualidade da ração volumosa, aumentando até 87% e 80% o teor de proteínas da palha de soja e do feno de azevém, respectivamente. Além disso, a adição de biomassa de Spirulina na palha de soja, com gelatina ou encapsulada, diminuiu o teor de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. A proteína bypass obtida a partir da biomassa encapsulada permite o aproveitamento de resíduos agroindustriais, agregando valor nutricional à ração volumosa, o que pode aumentar a produção de leite por vacas em lactação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cindiele Karen Zen, Kátia Bitencourt Sartor, Raíssa Vieira Silva, Luciane Maria Colla, Christian Oliveira Reinehr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.