Reflexões acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação inicial docente de uma turma de licenciatura em EaD
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012701Palavras-chave:
cultura digital, formação docente, letramento digitalResumo
O objetivo central deste artigo consistiu em analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), enquanto recursos didático-pedagógicos no processo de formação inicial docente em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade Educação à Distância (EaD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Buscamos também identificar aspectos da cultura digital dos licenciandos e investigar suas percepções acerca do uso das tecnologias no tocante a atividade docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa e com viés descritivo, tendo como público-alvo a participação de 22 (vinte e dois) acadêmicos, em sua maioria na fase de conclusão do curso. No que refere aos principais resultados, embora a maioria dos participantes tenha demonstrado possuir níveis satisfatórios e avançados de conhecimentos e habilidades acerca da utilização das TDIC em seu cotidiano, assim como uma concordância unânime de que essas tecnologias, desde que utilizadas adequadamente, contribuem de maneira significativa para a aprendizagem dos educandos, constatou-se também a prevalência de algumas limitações que comprometem a ênfase de abordagens didático-pedagógicas voltadas a implementação das tecnologias digitais, em que 27% dos participantes relataram ausência dessas abordagens tecnológicas durante sua formação mediante a uma série de fatores relacionados desde a carência de interesse e de capacitação dos professores e tutores, até mesmo a ausência de recursos e desmotivação dos próprios acadêmicos.
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Copyright (c) 2021 Manoel Messias Santos Alves, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Willian Lima Santos
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