Reflexões acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação inicial docente de uma turma de licenciatura em EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012701

Palavras-chave:

cultura digital, formação docente, letramento digital

Resumo

O objetivo central deste artigo consistiu em analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), enquanto recursos didático-pedagógicos no processo de formação inicial docente em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade Educação à Distância (EaD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Buscamos também identificar aspectos da cultura digital dos licenciandos e investigar suas percepções acerca do uso das tecnologias no tocante a atividade docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa e com viés descritivo, tendo como público-alvo a participação de 22 (vinte e dois) acadêmicos, em sua maioria na fase de conclusão do curso. No que refere aos principais resultados, embora a maioria dos participantes tenha demonstrado possuir níveis satisfatórios e avançados de conhecimentos e habilidades acerca da utilização das TDIC em seu cotidiano, assim como uma concordância unânime de que essas tecnologias, desde que utilizadas adequadamente, contribuem de maneira significativa para a aprendizagem dos educandos, constatou-se também a prevalência de algumas limitações que comprometem a ênfase de abordagens didático-pedagógicas voltadas a implementação das tecnologias digitais, em que 27% dos participantes relataram ausência dessas abordagens tecnológicas durante sua formação mediante a uma série de fatores relacionados desde a carência de interesse e de capacitação dos professores e tutores, até mesmo a ausência de recursos e desmotivação dos próprios acadêmicos.

Biografia do Autor

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS); Bacharel em Enfermagem (Faculdade AGES); Licenciado em Ciências Biológicas (Centro Universitário Claretiano); Especialista em Saúde da Família (UFPEL); Especialista em Gestão em Saúde (UNIVASF); Especialista em Ensino de Biologia (UCAM); Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS); Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC/UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Willian Lima Santos, Mestrando em Educação (PPGED/UFS). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Pedagogo (FANEB).

Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2021-02-24