Aspectos fisiológicos e bioquímicos da mangueira ‘Tommy Atkins’ submetida a doses e formas de aplicação do paclobutrazol
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.100201Palavras-chave:
Mangifera indica L. PBZ, Trocas gasosasResumo
O paclobutrazol tem sido amplamente utilizado para estimular o florescimento da mangueira, regulando o crescimento vegetativo, promovendo alterações na atividade fotossintética e na produção de fotoassimilados. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de formas e doses de PBZ sobre as variáveis bioquímicas e fisiológicas da mangueira cultivar Tommy Atkins no semiárido brasileiro. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 2 +1, sendo o primeiro fator, doses de paclobutrazol aplicadas via sistema de irrigação (0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5 g i.a.m-1 linear de copa), o segundo duas fases de coleta (vegetativa e floração) e um tratamento adicional (controle), com a aplicação de uma dose na forma convencional (2,0 g.i.a.m-1 linear de copa aplicada manualmente a lanço), com quatro repetições. As variáveis analisadas foram os teores de açúcares solúveis totais, açúcares redutores, açúcares não redutores, aminoácidos totais, proteínas solúveis totais, fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração e temperatura foliar. A aplicação do PBZ via fertirrigação mostrou-se mais eficiente do que a aplicação convencional, possibilitando uma maior assimilação do produto pela planta e permitindo a redução da dose. A maioria das características bioquímicas, obtiveram os maiores valores com a aplicação de menores doses de paclobutrazol. O aumento das doses de paclobutrazol aplicadas via sistema de irrigação reduziram as trocas gasosas na mangueira cultivar Tommy Atkins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kalline Mendes Ferreira, Welson Lima Simões, Maria Aparecida do Carmo Mouco, Jefferson Rodrigues da Silva, Alessandro Carlos Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.