Unidade de ensino potencialmente significativa como elemento facilitador da aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio

Bruna Gomes Correia, Carmen Regina Parisotto Guimarães

Resumo


O presente estudo teve o objetivo de investigar o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa (AS) através da utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no estudo dos micro-organismos em uma turma de ensino médio. O trabalho fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) desenvolvida por David P. Ausubel, tendo como aportes teóricos trabalhos de autores como Moreira, Masini, Krasilchik e Motokane, dentre outros. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e elementos da Análise Textual Discursiva na interpretação dos dados. Questionários, observações in loco e gravações das aulas foram utilizados para identificar evidências de AS e dificuldades encontradas pelos alunos para a participação no processo. A maioria dos alunos expressou evidências de AS no material analisado. O tempo utilizado nas aulas foi considerado a principal variável capaz de interferir no desenvolvimento da AS, outras dificuldades foram evidenciadas na compreensão significativa do conteúdo, como a falta de conhecimentos prévios, predisposição para aprender e obstáculo epistemológico. Concluindo foi possível demonstrar que a utilização da UEPS foi eficaz, pois mesmo diante das adversidades, presentes no cotidiano escolar, os aprendizes conseguiram dar significado ao conteúdo estudado. Desta forma a AS pode ser alcançada em contextos diversificados, passíveis de variáveis cotidianas, através da estruturação e implementação dos métodos e instrumentos de ensino baseados no que propõe as UEPS.


Palavras-chave


UEPS; Teoria da Aprendizagem; Ensino de Biologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.072701

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Bruna Gomes Correia, Carmen Regina Parisotto Guimarães

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.