Pesquisa fenotípica dos fatores de virulência em Pseudomonas aeruginosa isolados de água de abastecimento público
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.067202Palavras-chave:
DNases, qualidade da água, motilidade.Resumo
A bactéria Pseudomonas aeruginosa está amplamente distribuída no ambiente. A pouca exigência nutricional deste microrganismo possibilita sua sobrevivência em água de abastecimento público, cuja importância para a saúde pública deve-se principalmente ao fato de causar infecções em indivíduos imunocomprometidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar fenotipicamente os fatores de virulência de P. aeruginosa obtidos de água de abastecimento público. Um total de 19 isolados de P. aeruginosa foram analisados para determinação das motilidades (swarming, swimming e twitching), e avaliação da produção de protease alcalina, ramnolipídeos e DNase. Os experimentos foram realizados em triplicata em três ocasiões distintas. Para realizar a representação gráfica e a análise estatística foi utilizado o Software R Studio (1.2.5001). Todos os isolados foram produtores de protease alcalina com halo de proteólise acima de 8 mm. A atividade da DNase e a produção de ramnolipídeos foram observadas em 21,1% (n=4) e 84,2% (n=16), respectivamente. Os resultados mostraram uma alta diversidade no comportamento de motilidade entre os isolados de P. aeruginosa. Ao comparar os três tipos de motilidade, a maioria dos isolados (68,4%) apresentou produção significativa (p<0,05) de motilidade swimming. Conclui-se que os isolados de P. aeruginosa testados foram capazes de produzir fatores de virulência como motilidade swimming e twitching, protease e ramnolipídeos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.