Síntese, atividade antifúngica e docking molecular de derivados do eugenol

Autores

  • Josefa Aqueline Cunha Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jadson Farias Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodrigo Ribeiro Alves Caiana Universidade Federal de Campina Grande
  • Josivan Pereira Silva Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • Wylly Araujo Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Juliano Carlo Rufino Freitas Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-4617-4084

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.057201

Palavras-chave:

eugenol, atividade antifúngica, triazol

Resumo

Este trabalho descreve a síntese e atividade antifúngica de derivados do eugenol e o docking molecular do eugenol contendo uma unidade 1,2,3-triazólica. Os derivados de eugenol foram obtidos por modificações fenólicas na hidroxila, enquanto a concentração inibitória mínima foi determinada pelo método de microdiluição em caldo. O docking molecular do derivado de eugenol com funcionalidade 1,2,3-triazol foi realizado com a enzima esterol 14-alfa desmetilase (CYP51) e demonstrou que este composto não interage favoravelmente com esta enzima, diferentemente do posaconazol. Os derivados do eugenol foram obtidos com bons rendimentos e a avaliação antifúngica mostrou que, após modificações, a atividade antifúngica foi mantida em alguns exemplos. O resultado do docking molecular nos permitiu vislumbrar alguns motivos que justificam a ausência de atividade antifúngica do derivado de eugenol com funcionalidade 1,2,3-triazol. Em resumo, o artigo fornece informações importantes que ajudarão na realização de pesquisas futuras envolvendo este produto natural.

Biografia do Autor

Juliano Carlo Rufino Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Educação e Saúde. Possui experiência em Química Orgânica, Bioquímica e Ensino de Química. Suas Pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: Síntese Total, Atividade Microbiológica, Reagentes de Telúrio e Boro, Síntese Total, Carboidratos e Formas de Contextualização da Química.

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

Lima, J. A. C., Silva, J. F., Caiana, R. R. A., Silva Júnior, J. P., Oliveira, W. A., & Freitas, J. C. R. (2020). Síntese, atividade antifúngica e docking molecular de derivados do eugenol. Scientia Plena, 16(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.057201

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)