Desempenho de plântulas de canola sob variação da profundidade de semeadura e diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.050204Palavras-chave:
Brassica napus L., Hyola 61, Hyola 433Resumo
A canola é uma cultura que tem crescido no Brasil, e trata-se de uma fonte produtora de óleo. É uma cultura adaptada a climas frios e o conhecimento sobre o desenvolvimento inicial da canola pode contribuir para um melhor entendimento e estabelecimento destes híbridos em outras regiões. Objetivou-se avaliar o desempenho de plântulas de canola sob variação da profundidade de semeadura e diferentes substratos. Desta forma, foi conduzido um experimento em campo, em ambiente protegido, usando um esquema de parcelas subdivididas 2x2x3, dois substratos (areia e solo), com dois híbridos de canola (Hyola 61 e Hyola 433), em três profundidades de semeadura (1, 2 e 3 cm), com oito repetições, resultando em 96 unidades experimentais. Em cada unidade experimental semearam-se 25 sementes que foram avaliadas por meio da contagem diária da emergência, até o ponto de sua estabilização, que ocorreu no décimo dia. Assim, se iniciaram as avaliações definidas de Comprimento de raiz (CR), Comprimento de plântula inteira (CPI), Altura de plântula (ALT), Plântulas normais (PN), Plântulas anormais (PA), Emergência de plântulas (E), Índice de velocidade de emergência (IVE), Massa fresca de plântulas (MFP) e Massa seca de plântulas (MSP). Observou-se que os híbridos tiveram melhor desempenho em substrato solo, com superioridade do hibrido Hyola 433 na semeadura a 1 cm de profundidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.