Propriedades Magnéticas de Elétrons Itinerantes em Redes Triangulares
Palavras-chave:
propriedades magnéticas, modelo de Hubbard, redes triangularesResumo
A investigação das propriedades magnéticas de sistemas de elétrons itinerantes tem sido objeto de enormeinteresse da física estatística desde o surgimento da teoria quântica. Durante todo esse tempo houveimportantes progressos na compreensão de diversos sistemas, mas pouco esforço foi empregado naelucidação das propriedades específicas de sistemas em redes com estruturas triangulares que apresentamfrustração nas correlações antiferromagnéticas. Visando contribuir para o entendimento desses sistemas,aplicamos o método da equação de movimento da função de Green ao modelo de Hubbard para calcular adensidade de estados e as propriedades termodinâmicas magnéticas de um sistema paramagnético combanda meio-cheia nos casos de rede triangular e de rede cúbica de face centrada (fcc). Determinamos aenergia interna e a susceptibilidade magnética em função da temperatura (T) e da interação coulombianaintra-sítio (U). Os resultados mostram a forte dependência das grandezas examinadas com T e com o U.Particularmente, explicitamos a dependência da temperatura crítica (Tc) com U na transiçãoferromagnética-paramagnética, e o valor crítico da interação (Uc) a partir do qual o sistema podeapresentar ferromagnetismo.Downloads
Como Citar
Ribeiro, A. N., & Macedo, C. A. (2011). Propriedades Magnéticas de Elétrons Itinerantes em Redes Triangulares. Scientia Plena, 1(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/529
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.